quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

EQUIPE DO CONTROLE DA DENGUE FEZ UMA INSPEÇÃO NOS TANQUES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA CAERN EM CAICÓ


Após vários relatos de populares afirmando que as larvas do mosquito Aedes aegypti estavam vindo pela encanação de água fornecida pela Caern, na tarde desta quinta 10, uma equipe responsável pelo controle de endemias de Caicó juntamente com uma equipe do estado, realizaram uma inspeção no setor de tratamento e distribuição de água da Caern em Caicó.
Após o fim da inspeção, foi informado que em nenhum dos tanques que fazem a distribuição da água foi encontrado nenhum tipo de larvas do mosquito, acabando de vez por todas com as suspeitas de que as larvas estavam vindo da encanação da Caern. A visita foi Coordenada pelos funcionários Batista, Ivamar, Avelino e Cícero, os mesmos fazem parte do controle e combate à dengue no Rio Grande do Norte e teve como auxiliar o agente de Endemias Miguel Simões.

Agora a população pode perguntar, e como é que eu lavo meu tambor e quando boto água, em pouco tempo as larvas aparecem? para isso tem uma explicação, o ovo do mosquito passa quase um ano em local seco e quando esse mesmo ovo é coberto com água, em pouco mais de 10 minutos ele eclode e transforma-se em larva, ou seja muito rápido, no caso acima é possível que tenha ficado ovos do mosquito dentro do tambor e quando esse tambor foi cheio com água os ovos eclodiram criando as larvas, por isso a importância de lavar muito bem os recipientes pelo menos uma vez na semana. Esse exemplo serve também para caixas e outros depósitos de armazenamento de água.

Outra coisa que já eliminaria essa vinda de larvas nas águas da Caern seria o fato que em quase todas as casas da cidade estão armazenando água em caixas de plástico e em tambores, sendo que não é em todas as caixas e tambores que são encontrados as larvas, ou seja, se a água da Caern estava trazendo as larvas porque estava trazendo para umas casas e outras não?

O que a população que está armazenando água tem que fazer mesmo é tampar muito bem tampado os recipientes, olhando sempre que possível para ver se não tem larvas dentro e se tiver, use essa água o mais rápido possível e faça a limpeza no depósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário