sábado, 26 de dezembro de 2015

FÍSICO EXPLICA O “FENÔMENO DA TEMPESTADE” DE AREIA QUE ATINGIU O SERIDÓ E O SERTÃO PARAIBANO


Por Alexandre Costa – De acordo com o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, a tempestade de areia que atingiu o sertão paraibano nesta quinta-feira, 24, e parte do Rio Grande do Norte, foi causada pelo encontro do ar frio e úmido vindo do oceano, sob influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, com o ar muito quente e seco do semiárido.

O choque térmico causado pelo encontro dessas duas massas de ar, produz deslocamento brusco de massa atmosférica, ou seja, vento intenso, e nuvens de chuva tipo cúmulo nimbos. Tal fenômeno é importante para que haja reorganização da massa atmosférica do semiárido.

Ainda segundo Rodrigo, as chuvas que ocorreram associadas ao fenômeno, foram ocasionadas pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está atuando sobre o nordeste desde o dia 17, e vem desde então provocando chuvas isoladas na região. Essas chuvas de acordo com o físico não têm nenhuma relação com a estação chuvosa do semiárido, que dura de Fevereiro a Maio, e cujas projeções apontam para um 2016 com muito sol, e pouca chuva em todo semiárido nordestino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário